COREDE NORDESTE ESTEVE REPRESENTADO NA REUNIÃO DOS PRESIDENTES E REPRESENTANTES DOS CONSELHOS REGIONAIS DE DESENVOLVIMENTOS

Na quinta feira dia 09 de maio, em Porto Alegre, estiveram reunidos os Presidentes e representantes dos Conselhos Regionais de Desenvolvimentos. Na oportunidade representando o COREDE NORDESTE esteve o Presidente Ulisses Cecchin e o operacional Ilton Nunes que também é diretor executivo do CIRENOR.
Como principal assunto da pauta, estava a Consulta Popular de 2019/2020. O evento teve a presença do Secretário Estadual de Governança e Gestão Estratégica, senhor Claudio Leite Gastal. Para esse ano o Governo do Estado, oferece aos COREDES o valor de 20 milhões de reais (em 2018 foram 80 milhões). Sendo que na metodologia desse ano, estariam fora da disputa as áreas de Segurança, Educação e Saúde. Outra notícia que o Secretário levou a reunião é de que o Governo está pagando 47 milhões da consulta Popular de 2018/2019 nas áreas da Saúde e Segurança e quanto aos outros 33 milhões não tem previsão de pagamento devido à falta de recurso.
Os COREDES irão avaliar a proposta e apresentar uma contra proposta nos próximos dias. Não houve um consenso na assembleia sobre a realização ou não da Consulta Popular nesse ano, assunto que será tema para uma assembleia extraordinária para os próximos dias.
Os COREDES desenvolvem todo o ano o programa Consulta Popular, onde parcela do orçamento do Estado é levado a comunidade para que essa através de voto, defina qual projeto será financiado no ano seguinte.

Compartilhe
O Informativo Regional